top of page

Importância de projetos com reconhecimento histórico do local.


Ilustração de Ashley Edwards

Dentro da arquitetura contemporânea, existe uma questão sobre manter um respeito entre o projeto que seria construído em relação às construções já presentes no local. Esse debate acontece desde a antiguidade no ocidente, no período da era clássica até o início da antiguidade tardia. Nos anos 100-350 d.C. ocorreu o primeiro exemplo da questão tratada aqui, as constantes reformas da cidade de Roma se iniciaram. Antes das reformas a população de Roma que não possuísse dinheiro para construir uma casa para suas famílias, viviam nas ruas de Roma causando desordem e esperando uma campanha militar de algum imperador para conseguir um serviço, já que Roma sofria com desemprego.

Com o século 1 d.C. Roma passou a construir prédios de 3 andares para que várias famílias, pagando aluguel ao império, pudessem ter um apartamento para si. os prédios possuíam na planta baixa: banheiros comunitários, mercados, açougues e tabernas, para que os cidadãos de Roma pudessem sair e ter tudo que precisam embaixo de casa ou próximo à ela. Com esse processo de construção, foram criados empregos de construtores, arquitetos e pedreiros, resolvendo em parte o problema do desemprego. Com os novos prédios foi resolvido outro problema também, ao invés de cada família ter que construir a própria casa, agora havia 4 ou 5 famílias morando no mesmo prédio.

Mas dentro dessa conversa, o que realmente importa é que a construção desses prédios foi feita as custas da demolição de bairros inteiros, onde moravam os proletarii e os peregrinii (os escravos libertos e os estrangeiros), causando grande descontento. Sendo assim, a questão é avaliar se é melhor trazer projetos que sejam novos que tragam novas ideias de maneira absoluta, ou respeitando a história do local em questão, preservando o estilo, a proposta e forma arquitetônica já existente.


Concluindo, temos um cenário complexo - preservar o passado ou simplesmente impor uma nova visão arquitetônica. Podemos dizer que não só ainda é uma discussão dos dias de hoje, como é possível interpretar que é uma das mais importantes.

Escolher qual projeto é melhor para cada ambiente, povo e cultura, cada um com suas características singulares, é um complexo processo multidisciplinar, node a Arquitetura é a ponta final, o UI de uma UX desenvolvida ao longo de profundas análises e busca de sentido. Sempre ponderando para cada situação se é necessário propor ou preservar o estilo arquitetônico presente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
d9d97d48264770f85d35c208f279152c.png
bottom of page