top of page

Design Thinking: O que é e qual sua aplicabilidade na arquitetura


Uma forma criativa e colaborativa de pensar que deixa de olhar apenas para estatísticas e começa a olhar profundamente para as necessidades humanas já existe e se chama Design Thinking. Seu foco é encontrar e testar múltiplas soluções, buscando nos problemas oportunidades de melhorias sociais e econômicas.

O DT se baseia em quatro etapas:

1. Definição: esta primeira etapa é onde se define o problema e quais suas intenções ao tentar resolve-lo. Se pergunte o que você sabe e leva em consideração que passa despercebido por outras pessoas e qual seu objetivo final para a solução do problema.

2. Empatia: aqui as palavras chaves são observação e imersão. Atente-se aos hábitos e necessidades de seu cliente, questione até o que acredita já entender e crie teorias a se testar. Uma dica é criar o que chamamos de mapa da empatia, um brainstorm com palavras, citações, comportamento, ações e forma de ver o mundo dos futuros usuários de sua solução.

3. Visualização: um trabalho colaborativo é fundamental para esta etapa, principalmente entre pessoas de outras áreas, isso facilitará seu desapego de uma ideia e também agilizará o processo de escolha. Dentro de 4 categorias, deve-se ter pelo menos uma ideia de protótipo. Esse protótipo pode ser uma atividade de atuação, um espaço físico, um objeto, uma interface e por aí vai, deixe sua criatividade solta.

4. Teste e melhorias: Assim que concluída a escolha do protótipo, deve-se testá-lo com algumas observações: o cenário em que o teste está sendo realizado, como você interage com o usuário durante o teste e como você observa, captura e analisa os feedbacks.

O processo criativo do Studio Defferrari acolhe e se identifica muito com o DT, afinal, nosso trabalho é se aprofundar e valorizar o contexto em que vive nosso cliente para que suas reais necessidades sejam atendidas. Acreditamos que quanto mais inseridos estivermos na demanda, melhor será nossa solução projectual. A empatia permite-nos distanciar de nós mesmos, para assim as expectativas de nossos clientes falarem mais alto do que nossas preferências.

Utilizamos-o para projetar, solucionar problemas e coordenar obras tendo como foco a satisfação do cliente. Ferramentas de visualização, inúmeras reuniões e profundo conhecimento bioclimático e social do terreno são de extrema importância para nós. E no momento de visualização, as modelagens virtuais em 3D auxiliam e facilitam a tomada de decisões por parte da equipe e do cliente.

Os conceitos do DT norteiam as competências básicas de um bom arquiteto, não trabalhamos sozinhos e essa abordagem colaborativa transforma as pessoas na motivação principal da realização do projeto, e não o projeto em si. Por isso, também contamos com consultores.

O que construímos interfere na vida das pessoas e na história do local por muito tempo. Arquitetura é muito mais do que construir edificações, é a forma como uma civilização se propaga no tempo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
d9d97d48264770f85d35c208f279152c.png
bottom of page