top of page

UX/UI na Arquitetura


Fonte: careerfoudry

Estas nomenclaturas são conhecidas no mundo do TI e do Design, porém, nós do Studio Defferrari compreendemos seus conceitos e utilizamos essas técnicas dentro de nossa arquitetura. Antes ainda de ser um assunto tão abordado, enxergamos as potencialidades do UI/UX na solução, gestão e realização de um projeto mais próximo possível das expectativas de nossos clientes.


UI Design, User Interface, ou Interface do Usuário, dentro do design é a ferramenta com a qual uma pessoa interage e controla um dispositivo. Esse controle pode ser feito por meio de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário. No nosso caso, isso significaria nossa maneira de mostrar o projeto, as ferramentas de desenho que permitem o entendimento do cliente sobre nossa ideia.


Antes do surgimento da tecnologia, o desenho a mão e a maquete eram nossas expressões projectuais, hoje, apesar do lápis ainda ser nosso principal amigo, há inúmeras possibilidades de demonstrações, já adotamos os desenhos digitais, contando com maquetes tridimensionais e interativas, também possuímos o que chamamos de test drive, que é a chance do cliente de conhecer uma de nossas edificações localizada em Punta del Diablo, se hospedando para vivenciar uma experiência mais profunda da nossa arquitetura.


Buscamos, agora, a realidade virtual, onde a imersão é total, uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário. Atualmente, tem como base displays estereoscópicos como óculos e headsets. O grande destaque desses óculos modernos é a capacidade de interagir em sincronia com o movimento da cabeça do usuário. Diferente dos óculos de cinema e brinquedos como o “View-Master”. Ao utilizar o Oculus Rift, por exemplo, a visão é completamente sobreposta por um visor 3D. A imagem gerada não permanece estática em um único ponto, ela acompanha a movimentação do usuário. Permitindo assim que você caminhe pelo projeto como se ele já estivesse construido.


Já o UX, Experiência do Usuário, como o nome mesmo já diz, é a ciência que pensa exclusivamente na relação de um produto com o usuário, se baseia em interações humanas, buscando torná-la mais natural e simples. Tem como principal desafio compreender os anseios do usuário para desenvolver formas de interação que alcancem o máximo de satisfação. Vários fatores são responsáveis pela percepção final do usuário, desde o anúncio que o levou até o website, o tempo em que o projeto foi entregue, as condições da edificação em si, o atendimento por telefone, as interações nas redes sociais, entre outros elementos.


A experiência, neste caso, inclui valores afetivos que compõem a percepção do usuário em relação ao escritório, qual sentimento ele leva dessa interação. Como ele se sente a respeito da nossa forma de apresentação do projeto e depois sobre o mesmo já realizado, se teve suas expectativas satisfeitas. É fato que a experiência do cliente com nossos recursos é muito pessoal e cada pessoa percebe a interação de uma maneira diferente. Assim, trabalhamos para atingir positivamente o maior número de pessoas possíveis, com base em pesquisas e testes constantes.


Fonte: raffcom

Neste processo, recolhemos informações valiosas sobre o cliente e sobre os aspectos a serem melhorados. Fazendo com que os investimentos em melhorias sejam mais certeiros. As pesquisas envolvem o perfil e o comportamento, a mensuração e a coordenação de interações físicas e cognitivas. Assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a experiência e satisfazer o cliente. Definimos quem ele é e quais os seus objetivos ao interagi com o projeto . Montamos e desmontamos caminhos até que a empatia por nossos clientes esteja de acordo, e que suas reais necessidades sejam atendidas, sabemos que precisamos ter em mente o mesmo ponto de vista dos usuários e saber quais os problemas que eles querem resolver. Definimos também quais as tarefas mais comuns que os usuários realizam. Isso pode ajudar a definir o escopo da análise; em alguns casos precisamos priorizar alguns fluxos e tarefas mais importantes para serem avaliados.


Desta forma, para trabalhar com UX é necessário o estudo e a avaliação do sistema de apresentação(UI), qual é justamente a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam. Sintetizando, o UX, parte principal do longo caminho de projetar, é o lado emocional e sensorial do cliente. Assim, nós do Studio Defferrari estamos ganhado cada vez mais a confiança de nossos clientes, afinal, nossa maior preocupação é a satisfação. E acreditamos que o compartilhamento destas experiências é o caminho para diminuir frustrações e realizar sonhos.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
d9d97d48264770f85d35c208f279152c.png
bottom of page