top of page

Retrofit, uma tendência que revitaliza

Retrofit? Mas o que é?


O Retrofit é uma tendência na arquitetura que surgiu na Europa a fim de solucionar um problema comum a todas as grandes metrópoles antigas, qual seja: o que fazer com tamanha quantidade de edifícios vetustos e históricos, inutilizados, ou com tecnologias ultrapassadas que impossibilitam seu uso?

 

Na área de Arquitetura Urbana, por designers e até mesmo na área da construção civil este termo é comumente usado, e remete ao significado de revitalização, renovação de edifícios e outras construções, no sentido de implementar novas tecnologias ou novos usos com um design moderno, mantendo as características intrínsecas da obra original.

 

Atualmente, só na Europa cerca de 50% dos projetos são frutos de Retrofit. Nesta senda, o Retrofit aparece com uma solução para imóveis abandonados ou de péssimas condições de utilização, com intuito de preservar o patrimônio histórico e dar vida adequadamente aos antigos espaços.

 

Um bom exemplo de Retrofit é a modificação ou atualização de sistemas de refrigeração de edifícios que ainda se utilizam de gás Freon 12 (clorofluorocarbono halometano), este gás teve sua fabricação proibida pelo protocolo internacional de Montreal no ano de 1994, visto que agride a camada de ozônio. Neste sentido, o Retrofit desses equipamentos sugere a modificação de peças na adaptação para receber um novo sistema e tipo de gás, que neste caso seria o R134A (tetrafluoroetano), menos agressivo ao meio ambiente.

 

A demanda pelo Retrofit em fachadas prediais são um dos serviços mais procurados nas grandes cidades. Bem como se vê abaixo os resultados são incríveis, incríveis no sentido de trazer ares de um novo empreendimento não?

 

Outros exemplos em se tratando de Retrofit são as adaptações tecnológicas, dentre elas cabe destacar as principais:

  • Instalações elétricas;

  • Instalações hidráulicas;

  • Elevadores;

  • Sistema de iluminação;

  • Mobiliários.

 

Na charmosa Porto Alegre, cercada por inúmeros imóveis, a capital dos Gaúchos é uma cidade em constante crescimento tanto crescimento horizontal (novos loteamentos de casas) quando no crescimento vertical (novos edifícios e condomínio). Localizado no centro da capital se concentra o maior numero de edifícios antigos, alguns datados da época de crescimento inicial da cidade. Estes com sistemas ultrapassados ou que não atendem as normas e legislações nos dias de hoje.

O Studio Defferrari há mais de 15 anos tem feito Retrofit em Porto Alegre, projetos os quais serão ao poucos publicados em nosso blog.

 

Mais que uma simples reforma predial, o conceito de Retrofit esta ligado à preservação da memória, com a criação de um renascimento arquitetônico de um bem, modernizando e readaptando-o para dar-lhe novo ciclo de vida, extendendo suas importância e presença no contexto da cidade que vai adaptando-se aos novos modelos de vida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
d9d97d48264770f85d35c208f279152c.png
bottom of page