top of page

Cidades com menor custo de vida no Rio Grande do Sul

Com toda a crise que sofreu nosso querido Brasil, a situação financeira de muitas pessoas ficou bem complicada e escolher uma boa cidade com um menor custo de vida para se viver tranquilamente se tornou uma das saídas mais procuradas. Fizemos uma pesquisa para facilitar sua escolha, analisamos algumas cidades do RS e chegamos a uma conclusão já um pouco esperada, quanto mais afastada da metrópole, menor o custo de vida na cidade e melhor a qualidade! Segue então a lista:

1.Carlos Barbosa

Crédito: Prefeitura de Carlos Barbosa.

O município da Serra Gaúcha está localizado a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, tem um relevo típico de altos montes, chegando a 750 metros de altitude e vales profundos, descendo a menos de 130 metros. Essas diferenças produzem cenários exuberantes que encantam os visitantes e os mais de 26 mil habitantes de Carlos Barbosa. A cidade possui belos lugares para a prática de esportes, com muito verde e ar puro. No interior está situada uma das melhores rampas do estado para a prática de voo livre de paraglider, o chamado Morro do Diabo. O lugar é palco para competições regionais e estaduais da modalidade. O IDHM é de 0,796. Fonte: Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa.

2.Três Arroios (RS)

Igreja Matriz de Três Arroios. Crédito: Wikimedia Commons.

O município tem este nome por estar localizado em um vale que é atravessado por três riachos. Em fins de 1915, já divididas todas as terras, com água abundante, temperatura e relevo que lembravam a Europa e com solo fértil onde era possível a cultura de todos os ramos agrícolas se inicia a colonização de Três Arroios. De acordo com o último Censo do IBGE, a cidade tem 2.855 habitantes. Fonte: Prefeitura Municipal de Três Arroios. O IDHM da cidade é de 0,791.

3.Ipiranga do Sul (RS)

Crédito: Prefeitura Municipal de Ipiranga do Sul.

No ano de 1938 chegaram várias famílias, atraídas pelas matas nativas com abundância de pinheiros, próprias à extração vegetal, e pelo clima e relevo, propensos à criação de gado. Essas famílias introduziram a primeira serraria em Ipiranga. A partir de desbravamento da mata, foram surgindo colonos que diversificaram as atividades econômicas a vinicultura, a suinocultura, a bovinocultura, o plantio de trigo, do milho e do feijão preto. De acordo com o último senso realizado pelo IBGE em 2010, Ipiranga do Sul possui uma população de 1.944 habitantes. O IDHM é de 0,791. Fonte: Prefeitura do Ipiranga do Sul.

4.Nova Petrópolis

Crédito: Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.

Na década de 70 com o resgate das origens históricas do município, houve um grande incremento na vida cultural, especialmente no folclore. O movimento turístico intensificou-se gradativamente assumindo o aspecto de turismo cultural. Expandiram-se com isso as malharias, o artesanato, os hotéis, os restaurantes e os cafés coloniais. Hoje o município se encontra em posição invejável, tanto no plano sociocultural como no econômico. A população do município em 2010 era estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 19.058 habitantes. O IDHM é de 0,780 Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.

5. Vista Alegre do Prata

Crédito: Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Prata.

De colonização predominantemente italiana e polonesa, Vista Alegre do Prata hoje tem apenas 1.569 habitantes de acordo com o Censo de 2010, o que lhe confere um ar de cidade aconchegante. Fonte: Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Prata.

6. Ivoti (RS)

Crédito: Prefeitura Municipal de Ivoti.

Entregue em 2008, o pórtico é o cartão de visitas número um do município, pois está localizado no principal acesso, próximo à BR-116. A obra ilustra o aspecto da cultura alemã que prevalece em muitos prédios e moradias da cidade. Inserida dentro do processo de colonização do país, Ivoti recebeu em torno de 1.826 diversas famílias de origem germânica, vindas em maioria da região do Hunsrück. Hoje, Ivoti possui em torno de 20 mil habitantes. Na cidade, os festejos são sempre regados com muito chope, as doceiras ainda preparam cucas e roscas, servidas com linguiça cozida, tudo com gostinho de colônia. O IDHM é de 0,784. Fonte: Prefeitura Municipal de Ivoti.

Então, onde você gostaria de morar?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
d9d97d48264770f85d35c208f279152c.png
bottom of page