A madeira na arquitetura
- Mauro Defferrari
- Jan 26, 2018
- 1 min read
Usar madeira na estrutura de um edifício traz grandes benefícios à natureza e às pessoas. Indivíduos e organização já estão trabalhando para que os futuros edifícios sejam construídos com esse material, tão fácil de produzir, erguer, remodelar converter e demolir. Pois assim a emissão de carbono reduziria, já que ela o absorve mesmo depois de ser usinada, sendo metade de seu peso, apenas CO2.
Além disso, sua proteção climática abrange um assunto pouco comentado, que é o gasto energético na produção de matéria útil, a madeira produz uma quantidade significativamente menor de gases poluentes em sua transformação e seus restos podem ser utilizados como biomassa energética em fábricas. Sistemas inovadores de construção em madeira são altamente flexíveis, facilmente combináveis com outros materiais e excelentes para extensões, como adicionar andares a construções existentes.
Componentes de madeira pré-fabricados, como painéis de parede e armações, assim como produtos projetados, como vigas laminadas e madeira laminada cruzada (CLT) são leves em relação a sua força e adequados a edificações que não suportam extensões e cargas pesadas. Edifícios existentes podem frequentemente ser mantidos ou até mesmo expandidos com um bom custo-benefício, com necessidade reduzida de demolição e reconstrução. E tudo isso faz com que esse material tenha uma imensa vantagem em relação a outros materiais, como aço e concreto.
O Studio Defferrari possui um compilado de projetos onde o uso da madeira se faz presente e valorizado








Comentarios